Conheça os estilos do Blues
Written by Rafinha on 19/04/2021

BB King soube contemplar bem os estilos do Blues
O blues tem estilos bem definidos quando comparados diretamente e exemplificados aqui, não tenho o objetivo de lista-los na integridade, até por serem classificados mais pela usa regionalidade (onde a ramificação nasceu) do que por características musicais. O intuito é, na verdade, destacar os principais estilos.
Antes, porém, um pouco de história;
Ainda no século 19, o blues tem suas origens nos Estados Unidos. Mas se engana quem pensa que o blues é um apenas americano. O mais correto é caracterizá-lo como um produto da África presente no país naquela época. O blues nasceu entre os escravos da região do alabama, Mississipi, Louisiana e Georgia que faziam terríveis jornadas de trabalho nas plantações de algodão. Também em pedreiras e estradas de ferro.
Musicalmente o blues pode ser vocal ou instrumental, geralmente tocado em dose compassos de quatro tempos em uma sequencia harmônica maior com sétima que se repete. A melodia se contrapões à melodia usando escalas pentatônicas menores. É uma combinação rara. Se você tentar isto em outros estilos musicais não vai funcionar.
As letras do blues tratavam de aspectos populares, tais como amor, trabalho, traição, religião e sexo, além de muitas vezes incluir sutis sugestões ou protestos contra a escravidão.
O blues exerce uma grande influência na música popular ocidental, como o Jazz e é considerado um dos pais de diversos estilos musicais como Rhythm and Blues, Rock and Roll, Country, Soul music, além de ter influenciado o pop convencional.
E agora, enfim, os estilos predominantes de blues:
Delta Blues – Um dos pioneiros estilos do blues. Foi originado na região do delta do Rio Mississippi, por isso o nome “Delta”
Boogie Blues – Caracterizando-se pelo movimento sincopado e cadenciado e orientado pela simplicidade de compasso, o Boogie Blues é uma forma de movimento rítmico, advindo das raízes do blues.
Texas Blues – Um blues elétrico e rápido. Até por ter surgido mais rápido, é o que mais se assemelha com estilos musicais modernos.